HISTÓRICO

MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre

ASSINATURA-RODAPE-300x765px.png

O MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre é um projeto idealizado pela produtora cultural e jornalista Vanessa Vieira, por meio da Trevo Produções. Considerado o primeiro projeto de Arte Vertical realizado na capital baiana, teve sua primeira edição viabilizada em 2016, e hoje conta 14 murais artísticos de grandes dimensões (entre 10m e 35m de altura). As obras refletem temas que transitaram por aspectos diversos da cultura baiana, políticos, religiosos e sociais, e contribuem diretamente para a revitalização do centro histórico da cidade, na região portuária de Salvador.

O objetivo vai além da promoção e divulgação da arte contemporânea, urbana, visibilidade aos artistas e busca oferecer à população a ampliação do acesso à arte, ocupando a cidade com mais cor e criatividade. As obras, realizadas em diversas técnicas (pintura, grafitte, estêncil, desenho, etc) tem linguagens em um hibridismo muito próprio da arte urbana contemporânea, e ressignificam as fachadas e paredões dos prédios antigos da capital.

1ª edição

Foto divulgação do Projeto MURAL

A 1ª edição do projeto, em 2016, contou com 10 obras de arte que ocuparam as ruas do Centro da cidade com mais de 2400m² de arte. O projeto contou com a participação de importantes artistas contemporâneos do estado, como Éder Muniz, Nila Carneiro, Davi Caramelo, Rebeca Silva, Fábio Rocha, o Limpo; Fael Primeiro; Devarnier Hembadoom, Pedro Marighella e Marcos CostaA curadoria ficou por conta da produtora cultural e jornalista Vanessa Vieira, e da jornalista e Mestre em Artes visuais Luciana Accioly.

2ª edição

Foto divulgação do Projeto MURAL

Já a 2ª edição, realizada no primeiro semestre de 2021, contou com a elaboração de mais 04 painéis. Os artistas contemplados foram Anderson Santos, Stella Bosini (La Mona), Oliver Dórea e o duo Dois Detalhes, formado por Tiago Ramsés e Ananda Santana, explorando técnicas como Pintura, Graffiti, Desenho, Stencil, dentre outras. Nesta edição, a curadoria foi feita pelo professor, artista e Doutor em Artes Visuais pela UFBA, Zé de de Rocha e pela jornalista e produtora cultural, Vanessa Vieira, também idealizadora do projeto.

O tema das propostas foi "Separado é tudo junto", utilizando a Arte Urbana como ferramenta para proporcionar um sentimento de União e Acolhimento diante deste cenário tão difícil de pandemia e isolamento social. As obras tem um caráter atemporal. O MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre é uma realização da Trevo Produções, e esta segunda edição é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

ASSINATURA-RODAPE-950x115px.png